Lição da Semana > 16 a 19 Nov



Kuwait

Apesar de pequeno, o Kuwait é um país que possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Fica no Oriente Médio, na Ásia, e sua capital também se chama Kuwait. O país tem 3.650.000 habitantes e sua área é de 17.818 km2. 






Assistam ao vídeo




Geografia

O Kuwait faz fronteira com o Iraque e a Arábia Saudita. O golfo Pérsico fica a leste. O Kuwait é uma planície desértica e quente, sem lagos ou rios. Muitas depressões enchem-se com a água que cai na curta estação chuvosa.

Flora e fauna

A vegetação do Kuwait é formada principalmente de plantas rasteiras e arbustos. Plantas marinhas crescem ao longo das praias. No deserto, vivem raposas, pequenos mamíferos chamados gatos-almiscarados, gazelas, lagartos e cobras.

População

A maioria da população do Kuwait é formada por árabes, em grande parte nascidos em países árabes vizinhos ou no sul da Ásia, que foram para o Kuwait em busca de trabalho. O árabe é a língua oficial, mas o inglês também é muito falado. A maioria da população segue a religião islâmica. Quase todos os habitantes moram na capital, Kuwait, ou nas proximidades.

Economia

A economia do Kuwait baseia-se principalmente na exploração e na venda de petróleo. O país produz também gás natural, alimentos, roupas e produtos metálicos. A atividade rural limita-se a pequenas plantações de legumes e à criação de gado.

História

Nômades (isto é, povos sem habitação fixa e que mudavam de lugar constantemente) viveram no que hoje é o Kuwait por muitos séculos. Em 1756, um membro da família Sabah tornou-se o xeique, ou governante, do Kuwait. A família Sabah continuou a governar o país no século XXI. Entretanto, em 1899, a Grã-Bretanha assumiu a política externa do Kuwait.

Em 1961, o país ficou independente. Durante a década de 1980, o Kuwait alinhou-se com o Iraque na longa guerra contra o Irã. Em 1990, porém, o Iraque invadiu o Kuwait, o que desencadeou a Guerra do Golfo. As forças das Nações Unidas, lideradas pelos Estados Unidos, expulsaram as tropas iraquianas do Kuwait em 1991.

Fonte: In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2015. Web, 2015. Disponível em: http://escola.britannica.com.br/article/482193/Guerra-do-Golfo>.














Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário