Sugestões de Leitura > Sobre o Acidente da Germanwings

Como o ser humano é segregador e injusto...


Há um tempo atrás, um avião da LAM (Moçambique Airlines) fazia o trecho Maputo (Moçambique)-Luanda (Angola) quando, durante uma tempestade, despencou sobre uma floresta da Namíbia, matando todos a bordo. Era o voo 470, com um Embraer 190. Este evento só foi comentado por cima em algum lugar pouco visível da mídia. Por um lado, terem falado pouco sobre o caso é bom porque não sei o porquê de a mídia fazer tanto alarde em volta de um acidente aéreo (que chega a causar mal estar em muitas pessoas e até criar nelas, o medo de voar). Some-se o número de pessoas que morrem durante um ano em estradas ou assaltos e comparem com o número de vítimas de acidentes aéreos no mesmo período. 
Amigos, trabalhei por 15 anos em duas cias. aéreas, uma brasileira e uma alemã, e posso dizer com propriedade que avião é o meio de transporte mais seguro do mundo!
Mas, por outro lado, o que me indigna em relação à pouca divulgação do acidente na África é o fato de que se você perguntar às pessoas sobre o acidente da Germanwings, muitos estão melhores que os próprios engenheiros aeronáuticos alemães em decifrar tal mistério. Parece uma novela. E tem gente acompanhando o caso como um detetive, ajudando a elucidar se o copiloto foi mesmo um suicida ou não...
Quase nenhuma divulgação sobre um acidente aéreo na África revela que uma tragédia naquele continente não existe para o Ocidente. Isto porque nós associamos o dito "pobre continente" à atrocidade, terrorismo e miséria, e a mais nada! Acontecimentos na África somente são relatados se impactam os interesses de povos brancos. 
Só para lembrar, no mesmo dia do acidente da LAM, um helicóptero escocês caiu junto a um bar em Glasgow, matando seus ocupantes. A notícia ficou em primeira página dos jornais americanos por dois dias!
Parece que a mãe da comissária da LAM não deve ter chorado tanto a perda, como a mãe da comissária da Germanwings...

Assinado: Marcos Alves



0 Responses

Postar um comentário