Sugestões de Leitura > Avião + ponte + estrada


                                          Clique sobre a foto para ampliá-la

O moderno terminal do aeroporto da cidade de Leipzig, Alemanha, estende-se por cima da rodovia e da ferrovia. O acesso ao terminal fica ao sul da ferrovia enquanto a pista de decolagem 08L/26R segue paralelamente à estrada ao norte da ferrovia. Difícil de entender? Então, resumidamente, os aviões que saem do terminal de passageiros têm que taxiar por uma ponte que passa sobre uma estrada e uma ferrovia...

Grande projeto de engenheiros que projetaram uma ponte a qual pudesse suportar um Airbus 380 com as características abaixo:

Se todos os passageiros de um A380 voassem em classe econômica, a capacidade do avião seria de até 800 pessoas

* 128 milhões de dólares foram investidos pelas autoridades aeroportuárias de Sydney para que, em decorrência da operação de voos envolvendo o maior avião do mundo, o aeroporto australiano contasse com instalações renovadas e maiores, melhores passagens subterrâneos e fingers especiais adaptáveis ao formato de dois andares das aeronaves.

* 3.600 litros de tinta foram usados em sua superfície de 3.100 metros quadrados (ou o necessário para que Michelangelo pintasse sua Capela Sistina 97 vezes).

* Seus 72,7 metros de extensão equivalem ao comprimento de duas baleias-azuis.

* O colosso mede 24,1 metros de altura (equivalente a um prédio de dez andares ou a cinco girafas empilhadas).

* 6,7 bilhões de dólares: é o preço dos vinte A380 adquiridos pela companhia aérea australiana Qantas (três vezes o PIB da Groenlândia ou 13 vezes a quantia gasta para a construção da belíssima Opera House de Sydney).

* Suas asas têm 80 metros de envergadura das (o dobro do trajetopercorrido pelo primeiro avião, dos irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright, considerados precursores da aviação).

* Pesa, lotado, 580 toneladas (para igualá-lo, seriam necessários 165 elefantes, ou 19 betoneiras, ou 6.373 porcos).

* Em seus compartimentos de bagagem cabem 3 mil malas, o que daria uma média de 5,7 por pessoa.

* Econômico, consome 4,05 litros por cada 100 quilômetros voados por passageiro. O superjipe Hummer H2, carregando 1 ou 10 passageiros, bebe seis vezes mais por quilômetro.

* Produz menos de 75 gramas de gás carbônico por passageiro(menos da metade da meta de fabricantes de carros para 2008).
0 Responses

Postar um comentário