Curtíssimo Prazo X Longuíssimo Prazo

Aeroporto de Beijing

O aeroporto de Beijing na China é maior do que o colossal aeroporto de Heathrow. Ocupa uma área equivalente a 170 campos de futebol e demorou apenas 4 anos ( 4 anos !!!! ) para ser construído.

Desenhado pela equipe de arquitetos do britânico Norman Foster, o novo Terminal 3 do Aeroporto de Pequim iniciou uma nova era no transporte aéreo, a partir do momento que recebeu o primeiro voo, que se realizou às 8 horas (na China, os grandes momentos têm sempre que estar ligados ao número oito) da manhã de sexta-feira, 29 de Fevereiro.

O projeto custou cerca de 2,3 mil milhões de euros e, segundo Norman Foster, o Terminal 3 tem 17 por cento mais de espaço útil do que todo o Aeroporto de Heathrow, em Londres.


Leia o Projeto para Ampliação de Viracopos:


O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, afirmou nesta quinta-feira que daqui a 30 anos ( !?! ) o Aeroporto Internacional de Viracopos deverá ser o maior do Hemisfério Sul. Gaudenzi esteve em Campinas para assinar o convênio de cooperação com a prefeitura da cidade que diz respeito à desapropriação de 11,93 quilômetros quadrados para a construção da segunda pista do aeroporto.

"Nos próximos 30 anos Viracopos poderá receber de 85 a 90 milhões de passageiros por ano", afirma Gaudenzi. No ano passado, o terminal recebeu 955 mil passageiros. Segundo o presidente da Infraero, nos próximos 30 anos o aeroporto vai Viracopos poderá contar com até 4 pistas para realizar as operações de pouso e decolagem.

A segunda pista do aeroporto terá 3,6 mil metros de comprimento por 60 metros de largura. A previsão é que as obras tenham início no final do ano, com conclusão prevista para 2010, quando a pista deve começar a operar gradativamente.

A obra terá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve custar em torno de R$ 500 milhões. Somente a desapropriação, que inclui 88 propriedades rurais e 3,172 mil lotes urbanos, deve custar em torno de R$ 150 milhões.

"Viracopos foi uma opção técnica, devido à sua proximidade com São Paulo e Guarulhos. Também haverá um trem rápido entre Rio e São Paulo, que deve ter uma estação em Campinas", disse o presidente da Infraero.

Segundo o superintendente do Aeroporto de Viracopos, Clóvis Moreira, os estudos de impacto ambiental já foram concluídos. Ele afirmou ainda que em 2007 Viracopos teve um volume recorde de 32,9% do total de importações no Brasil. Em segundo lugar ficou o Aeroporto de Guarulhos, com 31,8%.

Depois de todos estes investimentos o presidente da Infraero não soube dizer se o Ministério da Defesa vai desistir da idéia de construir um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo. Caso esta possibilidade não seja descartada o investimento no novo aeroporto será mais uma prova de desperdício de dinheiro público.


Nosso Debate: Dá para acreditar? " daqui a 30 anos" !!! Que declaração mais lânguida é esta, pessoal?

0 Responses

Postar um comentário