A China: "Vamos Dominar os Mercados"

Containers para exportação -


Com um Yuan ( moeda local chinesa ) desvalorizado em 25% , é impossível os países brigarem em pé de igualdade com a China. Se, de acordo a OMC, é proibido subsidiar a importação, por que nenhum país denuncia tal prática ilícita? Simplesmente porque todos os países têm negócio na China. O Brasil poderia entrar com pedido de salvaguarda ( o que é permitido pela OMC em caso de uma importação ser excessiva ), pois não temos vantagem alguma com os chineses, uma vez que só exportamos minério e soja para lá e os chineses vendem , por exemplo, uma máquina por 1/3 do preço produzida no Brasil. Os países poderiam aplicar as seguintes sanções para defesa da economia:

tarifas contra dumping ( que é vender abaixo do preço de custo )
salvaguardas ( taxas que protegem contra a invasão de importações )
barreiras técnicas ( exigir que todo produto importado da China seja certificado )

No Brasil há, também, uma lei que permite ao nosso país elevar as tarifas de importados que utilizem câmbio como subsídio ( como é o caso da China que subsidia a exportação ). E o medo de comprar briga com os chineses?!

A China faz parte da OMC desde 2001 e para a próxima reunião do G20, em novembro, ela já se preparou: "Iremos retaliar o país que aderir ao boicote contra nós."

Nosso Debate: Ninguém tem coragem de peitá-la, enquanto isso o mundo vai caindo nas mãos dos chineses...
0 Responses

Postar um comentário