Arquivo Fotos do Dia



ENERGIA NUCLEAR

O Japão, os Estados Unidos, alguns países da Europa e o Brasil (com a usina Angra 2, recém-inaugurada) também produzem energia elétrica em usinas nucleares. Cerca de 17% da energia elétrica do mundo é produzida nessas usinas.

A energia nuclear ou atômica é poderosíssima, e também é utilizada para produzir armas , capazes de arrasar uma cidade inteira! E se bobear, todo o planeta...

Mas essa energia assustadora também pode ser usada para o bem e gerar energia elétrica. Funciona assim: os cientistas pegam um material chamado urânio e colocam perto de uma grande quantidade de água.

Partículas minúsculas do urânio, chamadas nêutrons, ficam todas agitadas quando vão para perto da água. Os nêutrons são quebrados e fazem o urânio explodir e liberar muito calor. A água esquenta, evapora e roda um gerador, como nas usinas hidrelétricas.

O problema das usinas nucleares é o lixo nuclear, um material altamente radioativo gerado nas usinas. Esse lixo tem de ser tratado e isolado para não oferecer riscos de contaminação do solo ou da água. A radiação do urânio pode causar câncer e mutações nos seres vivos, e por isso todo o cuidado é pouco.

O urânio e os combustíveis fósseis, além de serem poluentes, são recursos naturais não-renováveis. Ou seja, um dia vão acabar.

Para não poluir o ar nem causar estragos na natureza, o negócio é usar fontes alternativas. Sim, elas existem: a energia solar e a energia eólica aproveitam o calor do sol e a força do vento. E são uma fonte praticamente infinita de energia.

É verdade que o Sol, como todas as estrelas do universo, um dia irá morrer e se apagar, mas isso ainda está muito longe de acontecer. Já os ventos não vão parar de soprar nunca... só quando a Terra sumir do mapa!

Fonte: Canalkids
0 Responses

Postar um comentário