Foto do Dia



A arte do bonsai

Você sabia que o bonsai surgiu na China, e não no Japão? O quê? Você não sabe nem o que é um bonsai?

Bonsai é a arte de cultivar árvores bem pequenas. Quando os chineses começaram a desenvolver esta técnica, há mais de dois mil anos, o que eles queriam mesmo era contemplar a natureza bem de perto ao ver uma mini árvore.

Diz uma antiga lenda que, durante a dinastia Han, entre 206 antes de Cristo e 220 depois de Cristo, Fei Jiang Feng possuía o poder de reduzir tudo quanto era coisa: montanhas, rios, árvores, pássaros, casas e pessoas ficavam minúsculas em um passe de mágica! É claro que Fei não era nenhum mago superpoderoso: provavelmente ele era mais um artista de Peijing...

Outras pessoas dizem que o bonsai nasceu na época em que a China estava sendo invadida por povos bárbaros. Como muitas pessoas fugiam para lugares distantes, elas queriam levar um "pedacinho" de sua terra natal como lembrança!

Mudando a técnica...

Na China, o bonsai era feito com plantas que já eram pequenas por causa do frio congelante das montanhas em que nasciam e cresciam. Isso quer dizer que não era uma tarefa muito fácil encontrar uma muda naturalmente bela... Por isso, o bonsai ficou restrito à nobreza durante um bom tempo.

No Japão, essa arvorezinha simpática só foi dar as caras por volta do século 11. Os japoneses gostaram tanto do bonsai que, mais ou menos no final do século 16, inventaram uma técnica que mudou os rumos dessa arte: as árvores já não precisavam ser naturalmente pequenas, pois eles podiam diminuir uma muda meio grandinha por meio da poda dos galhos.

Para os japoneses, o bonsai representa a harmonia entre o homem, o espírito e a natureza.

Chegando ao Brasil!

Aqui no Brasil, o bonsai tem uma história recente: as primeiras mudas começaram a chegar a partir de 1909. Provavelmente, elas vieram dentro do navio movido a vapor Kasato-Maru, que chegou ao Porto de Santos trazendo os primeiros imigrantes japoneses.

Entre os imigrantes que fizeram questão de trazer uma lembrancinha de sua terra natal estavam Otsu, Hideshingue Ono, Kensaburo Hadano e Osamu Hidaka. Aliás, foi Kensaburo Hadano quem começou a vender as primeiras mudas de bonsai por essas bandas brasileiras.

A febre do bonsai estourou, principalmente, depois que o filme hollywoodiano Karatê Kid fez um baita sucesso no mundo inteiro! Para os que moram em São Paulo e estão curiosos para saber como são essas mini árvores supersimpáticas, dê um pulinho na feira do bairro da Liberdade. Lá você vai descobrir que, quanto mais velho um bonsai, mais caro ele será...

Fonte: Canalkids
0 Responses

Postar um comentário