Foto do Dia


Quem matou Joana D'Arc?

Quem nunca ouviu falar da mártir francesa que morreu queimada na fogueira? Pois é, a francesa Joana d'Arc era uma camponesa, nascida em 1412. Mas a partir dos 13 anos sua vida mudou: Joana começou a escutar vozes misteriosas que pareciam ser de São Miguel, Santa Margarida e Santa Catarina. As vozes pediam para que ela ajudasse as tropas francesas que, em 1429, defendiam Orléans dos ingleses.

Joana comandou uma tropa e libertou Orléans, conduzindo Carlos 7 à catedral de Reims, onde foi coroado rei. Só que isso despertou a inveja de guerreiros franceses e uma tremenda raiva por parte dos ingleses.

Em 1430 foi ferida e perdeu a batalha em Paris. Os borgonheses (Borgonha é uma região da França) venderam Joana d'Arc para os ingleses, que a julgaram como feiticeira. E você acha que eles iriam dar uma colher de chá para Joana? Que nada: ela foi queimada viva em Rouen, na França, em 1431.

Em 1455, uma corte eclesiástica reverteu a condenação: Joana não era mais culpada! Para reparar o erro, em 1920 ela foi canonizada como Santa Joana d´Arc.
0 Responses

Postar um comentário