Foto do Dia 23 Jul



Viajando pela África

Vai para a África? Vai ser um trabalho para arrumar as malas... É que, como é muito grande (nada menos do que um quarto de todas as terras do planeta), esse continente tem um bocado de tipos diferentes de clima. E sabe o que é mais engraçado? É que as zonas climáticas na África tem o maior jeito de...espelho! Não entendeu?

Bom, para entender você teria que saber que, bem no meio do continente africano, passa a linha do Equador. Por isso, todos os climas que ficam no norte se repetem, de cabeça para baixo, no sul.

Lá bem no alto da África, no norte, o clima é chamado de mediterrâneo (quente e seco). Descendo um pouco, aparece o clima árido ou desértico, e é aí que fica o famoso Saara e suas areias escaldantes. Depois, vem o clima tropical, bem parecido com a da maior parte do Brasil, e, já escostado no Equador, o clima é o equatorial, quente e superchuvoso, como o da floresta amazônica!

Chegamos na linha do Equador. E é aí que começa brincadeira de espelho da África. Passando a tal linha imaginária, o clima é equatorial. Mais embaixo, vira tropical, descendo um pouquinho mais, aparece o clima desértico, só que em vez de Saara, esse deserto se chama Calahari. Já deu para sacar que agora deve ser a hora do clima mediterrâneo? E é mesmo: no "final" da África esse clima aparece de novo, igualzinho ao extremo norte.

Fonte: Canal Kids
0 Responses

Postar um comentário