Foto do Dia 23 Set




De onde vieram os nomes dos estados?

A gente já está cansado de saber que o nome do nosso país veio do tal pau-brasil, aquela árvore de onde se tira uma tinta vermelha, e que tinha aos montes por aqui antes da chegada dos antiecológicos portugueses. Mas...e o nome dos estados, de onde será que foram tirados? Bom, cada estado tem um nome diferente, e cada nome tem uma origem diferente. Quer dizer, essas origens nem sempre são tão diferentes assim... Pará, Paraná e Pernambuco, por exemplo (isso está parecendo um trava-línguas, não?), formam uma espécie de "trenzinho" de significado. Quer ver?

- Pará, na língua tupi, quer dizer mar. O estado ganhou esse nome por causa do rio Amazonas que, quando se encontra com um outro rio chamado Tocantins, fica tão grandão que parece um mar!

- Paraná começa com a mesma palavra tupi que deu nome ao Pará, e que significa mar. Só que, junto dela foi colocada uma outra palavrinha tupi , "nã", que quer dizer parecido, semelhante. Ou seja, o Paraná foi batizado assim porque lá tem um rio bem grande que é "parecido com o mar"

- Já Pernambuco, o último do trenzinho, ganhou o "para" (que acabou ficando com o som um pouquinho diferente), o "nã" e, de lambuja, um "pu'ka", que quer dizer encontro. Então recapitulando, Pernambuco é o encontro de um rio grande como o mar. Ou melhor, de dois rios: o Beberibe e o Capiberibe.

Aliás, isso de usar rios para dar nomes aos estados é o que mais acontece no Brasil: além desses três, tem também o Rio Grande do Sul, o Rio Grande do Norte e a Paraíba. No nome desse estado entra de novo a palavrinha "para", que a gente já sabe que significa mar, junto com "a'iba", que quer dizer ruim. Coitada da Paraíba!

Fonte: CanaKids
0 Responses

Postar um comentário