Foto do Dia 02 Jul


Leões marinhos

Os dois pólos da Terra, o extremo sul e o extremo norte do planeta, são os lugares mais gelados e brancos do mundo. Nas pontas do planeta, os raios do sol chegam de mansinho, fracos, tocando de raspão a superfície. A Antártica, no pólo Sul, é um continente deserto.

Uma capa de gelo de dois mil metros de altura recobre sua superfície de rocha, em que se encontram as águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Ninguém mora naquelas montanhas brancas, pois no inverno a temperatura é tão gelada que pode chegar a 80ºC abaixo de zero!

Mas alguns animais corajosos sobrevivem lá: focas, pinguins, leões marinhos e baleias. Existe também outro pequeno animal por lá: o krill, que parece um camarão. Ele forma grandes cardumes e é o alimento predileto das baleias. Os japoneses também gostam muito de comer krill e enviam navios enormes à Antártica para pescar o bichinho.

A Antártica e a Groenlândia juntas representam 99% das geleiras, enormes montanhas de gelo que concentram três quartos da água doce do planeta! . Durante o verão, pedaços de gelo se desprendem dessas montanhas e bóiam no mar ao redor da Antártica: são os icebergs. Como a falta de água é um dos grandes problemas da Terra, já se estuda uma forma de realizar o degelo das geleiras.

As geleiras são muito importantes para o equilíbrio do planeta. Você sabe por quê?


Fonte: Canal Kids
0 Responses

Postar um comentário