Foto do Dia 28 Jul


Dizem que quem chega ao Pantanal se sente no paraíso. De manhã e no fim da tarde, o céu tem cores diferentes e os bichos fazem festa: os barulhos dos pássaros, dos sapos e dos grilos vêm de todos os lugares. Se prestarmos atenção, quem sabe até ouvimos um jacaré mergulhando em uma lagoa.

O Pantanal matogrossense é uma grande planície de 210 mil quilômetros quadrados, que se estende dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até o Paraguai e a Bolívia. É a maior planície alagada do planeta, onde acontece o pôr-do-sol mais bonito do Brasil.

Tem também os rios com mais peixes, jacarés, capivaras e piranhas de todo o mundo. E também grandes fazendas onde se cria gado e onde moram habilidosos peões de boiadeiro.

O rio Paraguai e seus afluentes (Miranda, Taquari, São Lourenço) são os grandes canais de água que invadem os campos do Pantanal durante o verão. É uma verdadeira inundação! De outubro a abril é época de cheia dos rios, quando os bichos se escondem e a água transforma tudo em um grande pântano.

Na época de seca (que não chega a ser uma seca tão forte como a do sertão e a dos desertos), o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense se revela. Os rios voltam ao seu nível normal e nas planícies se formam lagoas e enseadas onde os bichos gostam de morar.

São passarinhos de várias espécies: sabiás, bem-te-vis, colhereiros, garças cor-de-rosa, saracuras, araras-azuis e araras-vermelhas, tucanos, tuiuiús.

Aliás, o tuiuiú é a maior ave brasileira e o pássaro símbolo do Pantanal. Ele tem o corpo branco, com asas bem grandes, a cabeça preta e o pescoço vermelho.

Os tuiuiús andam em bandos e voam todos juntos. Depois, descansam nas árvores secas, como se fossem uma grande flor nos galhos das árvores do Pantanal.

Mas existem muitos outros bichos nesse paraíso. Você sabe qual é a principal atividade do homem pantaneiro? Vamos dar mais uma volta ...

Fonte: Canal Kids
0 Responses

Postar um comentário