China Compra ( 1 )



Quem disse que os chineses estão comprando o que podem no Brasil está falando a verdade. Só como exemplo, dia 17 de maio, a estatal chinesa State Grid comprou nada mais, nada menos que 7 concessionárias de energia no Brasil por 1.726 bilhões de dólares e está sendo considerado o maior investimento da China em nosso país até agora. Enquanto países desenvolvidos amargam problemas de caixa, a China tem no cofrinho 2.47 trilhões de dólares de reservas internacionais. E a ordem do governo chinês é sair às compras, pois dinheiro não é problema. Agora, as estatais chinesas estão de olho na concessão para exploração de poços de petróleo no Brasil.
Breve histórico da imigração chinesa: Os primeiros chineses chegaram ao Brasil vindos de Macau para plantarem chá no Brasil há 200 anos. Era a política de Dom Pedro I, que se preocupava com o aumento do chá praticado pela Inglaterra. Mas o início da imigração significativa foi em 1950, quando começaram a chegar os chineses que fugiam do regime comunista, depois que Mao Tsé-tung tomou o poder em 1949. Hoje, mais de 200 mil chineses vivem no Brasil, 80% deles em São Paulo. No ano passado o passado a China emprestou para a Petrobrás 10 bilhões de dólares que teve como garantia a entrega de petróleo por um período de 10 anos.


Nosso Debate: Alguém vê algum perigo neste avanço chinês em nosso país? Ou esta injeção de dinheiro e aquisições no Brasil são benéficos?
0 Responses

Postar um comentário