Idealização da Cultura Indígena



A idealização da cultura indígena deu aval às atrocidades cometidas pelas comunidades indígenas na Bolívia onde soldados bolivianos foram mortos e enterrados de bruços "para que seus espíritos - ou ajayú - não tentassem se vingar. O governo boliviano teria cometido um grave erro não ao reconhecer a Bolívia como um país plurinacional, mas por ter dado autonomia às comunidades indígenas.
Em Porto Velho, estão removendo 25 milhões de toneladas de terra e pedras para poderem erguer a futura usina capaz de abastecer 10 milhões de residências. Milhares de trabalhadores começam antes do sol nascer e terminam às 16:00h. Em seguida, entra o próximo turno que vai até às 2 horas da manhã. Tudo isso para que ela esteja pronta em dezembro de 2011.
Já a usina de Belmonte continua causando polêmica entre ambientalistas, Ibama, Indígenas e grupos em vários países que são contra a construção da usina, pois isto causaria a remoção de 9.000 famílias de indígenas da área e alagamento da região. O progresso para a região é enorme já que a usina seria a terceira maior do mundo e produziria 11.000 megawatts de energia, gerando emprego e estabelecimento de empresas nos arredores.


Nosso Debate: Dar muita autonomia aos indígenas não seria arriscar a criação de um Estado dentro de um Estado?
0 Responses

Postar um comentário