A Bélgica Caminhando Para a Separação



A Bélgica é formada por duas regiões cultural e economicamente distintas: holandesa e francesa, ( estudamos sobre a Bélgica na semana de 05 a 11 de Abril de 2009 ). Desde o tempo da invasão romana há séculos atrás, uma sempre avançou território para aumentar cada vez mais o domínio sobre a outra, porém a Bélgica sempre continuou unida. Mas, ontem, Bart de Wever, líder do partido separatista de direita chamado Nova Aliança Flamenga ( NVA ), da região holandesa, foi o grande vencedor das eleições parlamentares. Enquanto isso, Elio di Rupo, líder da região francesa, será escolhido como o novo premiê esta semana.
Em resumo: De Wever sempre pregou a autonomia da região holandesa e, agora, defenderá com unhas e dentes a separação em duas Bélgicas. "Sempre falamos em uma evolução, de um país que divide em duas democracias. Devemos adaptar o páis a esta realidade que já existe", reforçou ele.

Nosso Debate: Esta divisão vem se arrastando desde a invasão dos Franks ( tribo germânica ) e continuou com o domínio francês, o alemão, mas parece que agora o que era sonho para os belgas flamengos ( holandeses ) está se tornando realidade. E o separatismo continua...
0 Responses

Postar um comentário