Investimento em Educação


Educação é a chave para o futuro de um país que busca seu lugar ao sol...

Vocês sabem o que são as Fatecs e as Etecs?

Fatec significa Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Etec, Escola Técnica Federal.

Os governos estaduais e federais mostram que devemos correr atrás do prejuízo e investir em educação para não ficarmos para trás no quesito falta de mão de obra qualificada. Os Cursos a Distância atendem, principalmente, quem busca aperfeiçoamento profissional em cidades do interior do País. O governo federal, desde 2008, tem o programa Escola Técnica Aberta do Brasil ( e-Tec Brasil ) que possui 48 cursos a distância grátis e onde estão matriculados 20.580 alunos. Já em São Paulo, o Centro Paula Souza tem o Telecurso TEC com a modalidade de ensino profissional a distância. O governo paulista já fez parceria para expandir o Telecurso para os estados das Minas Gerais e Goiás.

Em números:


· 255 centros de educação profissional e teconológica na rede federal e outros 99 já estão em construção. Detalhe: em 2002, eram apenas 140. O número de alunos passou de 160 mil para 235 mil.


· 49 Fatecs em São Paulo e mais 3 quase prontas. Em 2006, eram 26.


· de 77 mil alunos matriculados nas Escolas Técnicas Federais (Etecs) o número subiu para 180 mil.


Fonte: Estadão


Nosso Debate: A maior concentração de pessoas com educação profissional encontra-se no Rio Grande do Sul e o menor índice está em Alagoas, Pernambuco e Maranhão. Por que não se dá mais atenção às regiões fora do eixo Sul-Sudeste?

0 Responses

Postar um comentário