Grécia, Portugal e a União Europeia


O que é a União Europeia?

Trata-se de uma parceria econômica e política, onde 27 países europeus democráticos, com seus 498 milhões de cidadãos, adotaram uma moeda única, o euro, e têm ações conjuntas para a melhoria dos países menos favorecidos do bloco. Isso foi possível porque os países da EU formaram algumas instituições, a saber.....

• o Parlamento Europeu (que representa os cidadãos europeus);
• o Conselho da União Europeia (que representa os governos nacionais);
• a Comissão Europeia (que representa o interesse comum da UE).

Mas ao que parece, alguns países membros da EU já perceberam que os resultados estão aquém do esperado: Grécia e Portugal.
A Grécia está desesperada, pois tem dívidas vencendo no mês que vem e não consegue mais angariar fundos para o pagamento. Passeatas em Atenas sugerem que o país adote o calote e que o mundo responsabilize-se pela crise econômica. A Grécia se tornou o primeiro país da zona do euro a ser classificado como possuidor de dívidas em títulos podres. Portugal já foi rebaixado em dois pontos, o que faz com que, principalmente a Alemanha, tema uma crise europeia, veja prejuízo ao euro e acredite que outros países venham dar calote em efeito dominó.
A chanceler alemã, Angela Merkel, reforçou a necessidade de a Grécia apresentar medidas de contenção do déficit de seu orçamento e foi taxativa: "Vocês têm que economizar, vocês têm que ser justos, vocês têm que ser honestos; senão, ninguém pode ajudá-los".

Nosso debate: Será que foi bem pensado a criação de um bloco envolvendo países ricos e pobres?
0 Responses

Postar um comentário